Tempo estimado de leitura: 4 minutos
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23
Vivemos um estilo de vida tão intenso diariamente, que nos leva a quase sempre termos pressa em quase tudo que fazemos.
Esperar é uma palavra que parece não estar mais no nosso dicionário particular. Nos irritamos com facilidade. Queremos que as coisas sejam sempre do nosso jeito e se o mundo não girar ao nosso redor, nós simplesmente ficamos mau humorados. Nossas emoções ora estão em alta ora estão em baixa.
Olhar para esse verso em Gálatas pode ser um grande desafio para muitos de nós no mundo de hoje. Num primeiro momento, ao pararmos para pensar em cada uma dessas qualidades, e quando olhamos para nossa vida procurando encontrá-las em nosso estilo de vida, muitos de nós podemos ficar um tanto intrigados. Mas, não se desespere. Com a ajuda, força e poder de Deus dentro de nós, será possível vermos cada uma delas se tornar uma realidade bem vívida em nossas vidas.
Te convido hoje para refletirmos sobre nossas emoções. Precisamos nos concentrar no que CREMOS e não naquilo que sentimos. É uma grande verdade que nossos sentimentos são muito fortes e parecem reais, afinal de contas, podemos senti-los. Mas, eu preciso te lembrar que você como um cristão é chamado agora para se mover em uma nova realidade, que é no campo da crença, ou seja, da fé e não das emoções. “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” (2 Coríntios 5:7).
Nossas emoções são bem reais. Elas existem, não as negamos, mas, sempre que surgirem e vão surgir, precisam ser avaliadas de acordo com o que a Palavra de Deus nos orienta, para que não exerçam domínio sobre nós; antes, sejamos nós a dominá-las.
Haverá momentos em que nem sempre desejaremos de boa vontade fazer aquilo que é certo aos olhos de Deus, mas, se nos deixarmos ser influenciados pelo Espírito de Deus em nós, tenho certeza que, quando você não sentir a menor vontade de falar com alguém por exemplo, você vai saber que deve fazê-lo, simplesmente baseado na inspiração do Espírito em você.
Essas nove qualidades dentro de nós são sementes, e assim como sementes no mundo natural, precisam ser regadas para crescer, o fruto do Espírito em nós também precisa ser regado diariamente para crescer. E como fazemos isso? Através de um relacionamento vivo e pessoal com Jesus, orando, investindo nosso tempo conhecendo a Palavra de Deus e sendo transformados por ela.
Todos aqueles que se comprometem a ser governados pelo Espírito de Deus verão grandes resultados dessas sementes florescendo em suas vidas. Elas crescerão e transbordarão.
Oração
Meu Deus e meu Pai, eu Te agradeço por me ensinar que devo viver pela fé na Sua Palavra e não pelas coisas que vejo à minha volta ou pelos meus sentimentos que estão sempre mudando. Ajuda-me a não me deixar ser dominado (a) pelas emoções e sim crer no que você me garante na Palavra. Declaro que o fruto do Espírito está crescendo em mim a cada dia e verei grandes mudanças na minha vida. Em nome de Jesus. Amém!
Aprimore seus conhecimentos explorando os seguintes artigos:
© Copyright Denise Veras, 2023
Todos os direitos reservados sob a Lei Internacional de Copyright. Os conteúdos não podem ser reproduzidos no todo ou em parte em qualquer forma sem o consentimento expresso por escrito do autor.